quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sancionada a lei 15.181 que denomina “Rodovia Monsenhor Quinto Davide Baldessar” o trecho entre Mão Luzia e Vila Maria, da SC-443, no município de Nova Veneza. A proposição foi apresentada pela deputada Ada Faraco De Luca, após o falecimento do religioso que lutou pela pavimentação da rodovia.
Monsenhor Quinto faleceu aos 85 anos, na madrugada do dia 26 de novembro de 2009, um dia antes da assinatura do convênio para o início da obra.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Deputada participa do7º Seminário Binacional de Gestão Pública Municipal

A deputada Ada Faraco De Luca, 4ª secretária da Mesa da Assembléia Legislativa, está em Portugal para participar do 7º Seminário Binacional de Gestão Pública Municipal, na província de Seixal, região de Lisboa. A parlamentar vai conhecer os avanços alcançados pelo modelo de gestão de Seixal, província que tem uma gestão considerada modelo em Portugal. O encontro conta com a participação de representantes legislativos de todo o Brasil. A deputada Ada, o deputado Moacir Sopelsa e o presidente da Alesc, Gelson Merísio, também serão recebidos pelo embaixador do Brasil em Lisboa, Celso Marcos Vieira de Souza.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Deputada Ada cumpre roteiro no oeste


A deputada Ada Faraco De Luca esteve no oeste do Estado na última semana. No município de Maravilha, a parlamentar participou de diversos eventos partidários e visitou correligionários da região. Na última noite, Ada reuniu mulheres do PMDB Mulher da Regional de Maravilha e lideranças locais para uma confraternização na Pizzaria Degustare.
Confira abaixo fotos do encontro.





********

Deputada Ada visitou a fábrica da Erva Daninha Surfwear, de Maravilha.
Acompanhada do empresário Amarildo Estefano, a parlamentar conheceu os funcionários e as dependências da fábrica, que vende peças de vestuário para toda Santa Catarina e para outros estados do país.
********



A deputada esteve no Jornal Novoeste, no dia 18, onde concedeu uma entrevista ao jornalista Jairo Miguel. Ada falou da sua história política, dos recursos viabilizados por ela para Marvilha e das bandeiras que defende para a região, como a manutenção da UTI no Hospital São José, de Maravilha, e instalação da fábrica de laticínios.


********
Deputada Ada com as afilhadas, formandas do curso de Serviço Social da Unopar e Rosimar Maldaner (direita), esposa do deputado federal Celso Maldaner, em jantar oferecido pelos parlamentares.

********

Em visita ao empresário Miguel Simon, proprietário da Nova Era Construtora, a deputada Ada conversou sobre a política local.
********
Orçamento Regionalizado - Deputada Ada participa da audiência pública do orçamento regionalizado em Maravilha, realizada no dia 17, no Maravilhas Park Hotel, para definir as prioridades das regionais de Maravilha, Palmitos e São Lourenço do Oeste para o Orçamento Estadual de 2011. Cobrando uma maior participação da comunidade e empresariado, a parlamentar afirmou que as consultas regionais deveriam ser encaradas de forma mais séria e instigou as lideranças locais a fazerem isso. “Como cidadãos, precisamos entusiasmar mais as pessoas, as lideranças, para que aprendam a participar e reivindicar mais. A descentralização implantada pelo ex-governador Luiz Henrique da Silveira tornou o Poder Executivo presente em todas as regiões do estado. Agora, precisamos aperfeiçoar isso”.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Deputada Ada rebate acusações contra a Casan


A distribuição dos lucros da Casan voltou a ser abordada na sessão desta quarta, 12, pela deputada Ada Faraco De Luca (PMDB). A parlamentar chamou de “levianas” as suspeitas levantadas pela oposição sobre o seu balanço anual da empresa, a distribuição dos lucros e o financiamento do Banco Mundial para investimentos no Estado.
Ada destacou que o lucro da Casan é necessário para viabilizar financiamentos e que “a participação nos lucros é um instrumento legal de estímulo a produtividade e à dedicação dos funcionários”. Segundo a deputada a distribuição dos lucros só é possível porque a empresa foi saneada nos últimos sete anos, somando cerca de 202 milhões de reais de faturamento, enquanto as administrações anteriores acumularam uma dívida de 163 milhões de reais. “Somente nos três últimos anos, depois de pagar todas as contas, a Casan conseguiu ter lucro”, disse.
O atendimento de 99% da população com água tratada nos municípios atendidos pela empresa e o crescimento na cobertura sanitária, de 11% passou para 17%, também foram abordados pela deputada. Ada ressaltou que “com os investimentos que estão sendo feitos na Capital, São José, Criciúma, Imbituba e aquelas que estão para ser iniciadas em Garopaba, Laguna, Mafra, Rio do Sul, Concórdia, Biguaçu, Caçador e Videira, o Estado vai alcançar mais de 50% de cobertura de esgoto”.