quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ada critica atraso nas restituições do IR

“O trabalhador brasileiro está levando um calote!”, protestou a deputada Ada Faraco De Luca (PMDB) ao tratar da intenção do Ministério da Fazenda de retardar as devoluções do Imposto de Renda dos trabalhadores em seu pronunciamento nesta quarta, 14.
A parlamentar reclamou que o trabalhador já teve descontado do seu salário imposto de renda a maior durante todo o ano de 2008 e que, agora, na hora de receber de volta o que foi retido a mais, o governo decide atrasar a restituição. “No momento em que se anuncia que o Brasil tem superado – com êxito – a crise econômica, o governo confisca a devolução do Imposto de Renda dos trabalhadores, com a desculpa de que o país teve um ano difícil, com baixa arrecadação”, disse.
Para Ada o argumento do governo federal de que o valor da restituição é corrigido todo mês pela taxa SELIC, não justifica a medida adotada, pois muitos trabalhadores anteciparam o recebimento da restituição com o banco a juros que variam de 2,25 a 4% ao mês, enquanto que a taxa corrige o valor a restituir em apenas 0,69% ao mês. “Isto é um descaso, uma irresponsabilidade, com milhões de brasileiros que esperam receber o que lhe é de direito”, concluiu.

Nenhum comentário: