terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Deputada Ada apresenta projetos voltados para mulheres vítimas de violência




As mulheres são as maiores vítimas de violência dentro de casa. Os dados da Anistia Internacional revelam que, em 2004, mais de um bilhão de mulheres no mundo foram espancadas, forçadas a manter relações sexuais ou sofreram outro tipo de abuso, quase sempre cometido por alguém muito próximo. No Brasil, 23% das mulheres estão sujeitas a esse tipo de violência.
Sensível ao problema, a deputada Ada Faraco De Luca (PMDB) apresentou dois projetos voltados para as mulheres vítimas de violência doméstica.
As mulheres vítimas de agressões ficam marcadas no próprio corpo, muitas vezes com o comprometimento da aparência física e de funções dos órgãos, além, é claro, das sérias conseqüências psicológicas. O projeto de lei nº 28 autoriza o Estado a realizar, gratuitamente, cirurgia plástica reparadora de seqüelas provocadas pela violência doméstica. “A cirurgia reparadora é uma forma de minimizar o sofrimento e resgatar a auto estima destas mulheres”, alega a deputada.
Outro projeto (PL nº30) voltado ao problema obriga a Secretaria de Segurança Pública a registrar e divulgar os índices de violência contra a mulher em Santa Catarina.
“Com os números de ocorrências registradas, os números de inquéritos policiais instaurados, por tipo de delito, e os números de inquéritos policiais encaminhados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário atualizados, dará maior visibilidade ao problema e contribuirá na elaboração de políticas públicas de combate a violência doméstica”, avalia Ada.

Nenhum comentário: