quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Campanha encaminha seis toneladas de roupas e mantimentos à Itajaí






A primeira carga de donativos arrecadados pela Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais da Assembléia Legislativa foi levada na manhã desta quinta (27) para o Parque da Marejada, em Itajaí. Mais de seis toneladas, entre roupas, colchões, alimentos, móveis e produtos de limpeza encheram um caminhão baú, que foi cedido por um voluntário.
A deputada Ada De Luca, presidente da Comissão e coordenadora da campanha, agradece a todos que já fizeram suas doações e pede que as pessoas continuem participando, “vamos manter o posto de coleta e prosseguir com o trabalho de auxílio às vítimas das fortes chuvas”. Além dos agasalhos e alimentos não-perecíveis, a necessidade maior agora é de materiais de limpeza – como água sanitária – kits com produtos para higiene, roupas íntimas, escovas de dente, absorventes e fraldas.
Confira a entrevista da deputada Ada à Rádio Alesc em 27.11:

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Solidariedade catarinense


Em menos de 48 horas, mais de 400 doações chegaram ao hall da Assembléia Legislativa para serem destinadas aos desabrigados pelas cheias em Santa Catarina. A população da Capital e da Grande Florianópolis está doando roupas, sapatos, alimentos não-perecíveis, água e produtos de limpeza. Um supermercado da Capital doou cerca de 30 cestas básicas. É o atendimento ao apelo do Legislativo estadual para que todos sejam solidários diante da tragédia causada pelas fortes chuvas.


A arrecadação de donativos está sendo coordenada pela deputada Ada De Luca (PMDB), presidente da Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais, que já anunciou a ampliação da campanha para receber brinquedos.A parlamentar realizará o Natal da Solidariedade, pensando nas crianças desalojadas de suas casas. “Vamos fazer pelo menos as crianças sorrirem depois das inúmeras tragédias”, diz Ada, salientando que as doações estão chegando em grande número ao hall da Assembléia Legislativa.


Em plenário, a deputada agradeceu à população de Florianópolis e aos comerciantes que estão colaborando com a doação de mantimentos e roupas, e apelou para que a população continue solidária, pois a campanha seguirá até as águas abaixarem. “Hoje à tarde, até mesmo um fogão foi doado. Mas, além dos agasalhos e dos alimentos não-perecíveis, também se fazem necessários materiais de limpeza – como água sanitária –, kits com produtos para higiene, roupas íntimas, escovas de dente, absorventes e fraldas.”






Saiu no Prisco:


segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Campanha pretende angariar doações para flagelados das cheias

A deputada Ada de Luca lançou, no domingo à tarde (23), campanha de solidariedade para angariar donativos - especialmente roupas e cobertas - para os desabrigados e desalojados das cheias registradas em várias regiões do Estado, em especial no Vale do Itajaí.
A parlamentar propôs que a Assembléia encampe sua idéia e crie um posto de arrecadação de donativos, organizando também um sistema de encaminhamento do que for arrecadado para comunidades mais atingidas, em conformidade com o que for determinado pela Defesa Civil.
Ada explica: "Não podemos ficar parados. É hora de nos mobilizarmos pelas pessoas que perderam tudo e precisam apoio. Todos precisam participar, é uma questão de solidariedade com nossos irmãos catarinenses".
Um posto de arrecadação de donativos deverá ser implantado nesta manhã, no acesso principal da sede do legislativo catarinense.
Saiu no Paulo Alceu:

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Deputada Ada entrega medalha “Alice Petrelli”

Deputada Ada De Luca e empresário Mário Petrelli.

Servidores públicos homenageados com a Medalha Alice Petrelli.



A deputada Ada De Luca participou, na tarde desta quarta (19.11), da abertura da 9ª Semana do Servidor Público Estadual, no auditório da Assembléia Legislativa.
Durante o evento, promovido pela Secretaria de Estado da Administração, aconteceu a entrega da Medalha do Mérito Funcional “Alice Guilhon Gonzaga Petrelli”, outorgada aos funcionários públicos que se destacam pelo zelo, dedicação e presteza na sua área de atuação e das causas de interesse público. A parlamentar entregou a medalha a alguns dos servidores homenageados.
Alice Guilhon Gonzaga Petrelli, mãe do empresário Mário Petrelli, foi a primeira servidora do Estado.

Deputada promove debate sobre erradicação da violência contra a mulher



A Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais antecipou para a próxima segunda-feira (24), às 14h, no plenarinho da Assembléia Legislativa, o debate sobre o "Dia Nacional de Erradicação da Violência Contra a Mulher", comemorado dia 25. A deputada Ada De Luca, presidente da comissão e entidades parceiras da Jornada Catarinense Maria da Penha promovem uma audiência pública para discutir as ações desenvolvidas sobre o tema em Santa Catarina.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Francisco de Oliveira Filho, o secretário de Segurança Ronaldo Benedet e a responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher, Vera Teixeira confirmaram presença no evento. A responsável pela Delegacia da Mulher da Capital, Sandra Mara Pereira fará um relato sobre números da violência antes e depois da vigência da Lei Maria da Penha, abordando, do ponto de vista prático, pontos positivos e negativos do novo marco legal.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Site valoriza a não violência contra a mulher


A deputada Ada De Luca solicitou a inclusão de um link na página oficial da Assembléia Legislativa para o site www.homenspelofimdaviolencia.com.br , que faz parte de campanha promovida pela Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres para buscar a adesão masculina à luta pelo fim da violência contra as mulheres.
A campanha “Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres” pretende colher quinhentas mil assinaturas até o dia 6 de dezembro, Dia de Luta dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. As assinaturas recolhidas através do site serão enviadas ao Secretariado Geral da ONU, aderindo à campanha internacional.
Ao participarem, os homens se comprometem publicamente a contribuir pela implementação integral da Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha.
O tema foi abordado pela deputada em plenário.
Saiu no blog do Cacau:
Confira abaixo o discurso na íntegra:
Senhor Presidente,
Colegas parlamentares,
Imprensa e público que nos acompanha pela TV AL e pela Rádio Alesc;

Há pouco mais de uma semana acompanhamos pela imprensa o caso de uma jovem assassinada friamente pelo ex-marido, num dos shoppings mais movimentados de Florianópolis.

Foi mais um caso chocante de violência doméstica, que ganhou grande repercussão, especialmente em função do local em que foi praticado.
Hoje venho aqui para divulgar uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres que vem ganhando força por todo o país e que temos o dever de ampliar o máximo possível.

A campanha “Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres” vem sendo divulgada por um site que pretende angariar adesões na luta e pôr fim na violência.

O site
www.homenspelofimdaviolencia.com.br
é dirigido aos homens que podem - e devem -incluir seu nome neste abaixo-assinado virtual.

Aliás, atendendo a uma solicitação desta deputada, o link para aquela página da Internet já está disponível no site da Assembléia Legislativa.
Desde já agradeço ao Presidente desta Casa, deputado Júlio Garcia, que com esta atitude já passou a colaborar com a campanha.

Peço aos senhores deputados que acessem o site de seus laptops e coloquem seus nomes nesta campanha.


Como os senhores podem acompanhar pelo telão, é só preencher com o nome completo e com o seu e-mail para fazer parte desta corrente.

Esta iniciativa busca um diálogo específico com o público masculino, e a idéia é que as assinaturas sejam recolhidas até o dia 6 de dezembro, Dia de Luta dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

Ao colocarem suas assinaturas e aderirem à campanha, todos se comprometem publicamente a contribuir com a implementação integral da Lei 11.340, pela efetivação de políticas públicas de combate a violência contra a mulher.

A meta é colher no mínimo quinhentas mil assinaturas. O resultado da campanha será divulgado em um evento com a presença do Presidente da República, de governadores, artistas, políticos, atletas e líderes comunitários.

Nesse dia, as assinaturas recolhidas através do site serão enviadas "on line" ao Secretariado Geral da ONU, e passarão a integrar a campanha internacional da instituição.


Ressalto que diplomatas, vários governadores, juízes, jornalistas, escritores, artistas e muitas outras autoridades e intelectuais já incluíram seus nomes nesta luta.

Nosso papel, como parlamentares, é divulgar esta iniciativa educativa e fazer com que a campanha chegue de casa de casa em nosso Estado.


Quero aproveitar para pedir que os senhores parlamentares também façam o seu papel e multipliquem esta idéia.

O amanhã, ninguém sabe.
Todos têm mães, irmãs, filhas, netas, amigas.

Vamos entrar nesta luta que é de todos nós!

Informo aos senhores que a Coordenadoria da Mulher do Estado de Santa Catarina, na pessoa da Coordenadora Doutora Vera Lúcia Teixeira, também está divulgando a campanha nos órgãos ligados ao executivo.

Participem desta campanha!

Vou repetir o site para aqueles que não anotaram:
www.homenspelofimdaviolencia.com.br

Antes de encerrar, quero agradecer ao colunista Cacau Menezes que, homem inteligente que é, já divulgou no seu blog informações sobre a campanha e o site para adesão. O mesmo fizeram os jornalistas do site Floripa News.
A todos os homens que já aderiram, o nosso “muito obrigada”.

Suas atitudes estão salvando vidas!

Continuem fazendo a diferença!

Afinal, temos direito a uma vida livre de violência!!!!!

Muito obrigada.

Ada pede criação de novas varas para proteção à mulher

A deputada Ada De Luca e a coordenadora estadual da mulher, Vera Teixeira, encaminharam ao presidente do Tribunal de Justiça, Francisco de Oliveira Filho, pedido para implantação de novas varas cumulativas no Estado. As varas cumulativas funcionam junto às criminais e julgam crimes de violência doméstica.

Santa Catarina tem três juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher, nas comarcas de Florianópolis, Chapecó e Tubarão. O presidente se comprometeu a fazer um estudo para viabilizar a solicitação da parlamentar, que defende que uma das varas seja instalada em Criciúma.

Ada quer delegacia da receita federal em Criciúma

A deputada Ada De Luca solicitou à secretaria nacional da receita, através de requerimento, a transformação da agência da Receita Federal de Criciúma em Delegacia.
Hoje a agência é vinculada a delegacia de Florianópolis e atende 14 municípios da região sul do Estado. Para a parlamentar “a criação da delegacia da receita em Criciúma é urgente, já que o movimento na agência do município corresponde a 70% dos atendimentos feitos na capital”.
Além de contar com uma estrutura maior e com mais funcionários, a delegacia Criciúma passará a oferecer serviços de orientação, fiscalização, notificação e aduaneiro, que atualmente só podem ser feitos pela Receita Federal de Florianópolis.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Deputada Ada recebe título de cidadã lagunense




A deputada Ada De Luca recebeu sexta-feira (31), o título de Cidadã Lagunense. A honraria foi concedida pela Câmara Municipal, que acolheu por unanimidade a proposição do vereador Antônio Laureano. A sessão solene realizada no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos contou com as presenças do governador Luiz Henrique, da primeira-dama Ivete Appel da Silveira e do presidente da Casan, Walmor De Luca.

Em seu discurso a deputada lembrou lugares e fatos que fizeram parte de sua adolescência na cidade, costumes e hábitos dos moradores de Laguna, tais como os carnavais do Clube Xavante, os passeios pela praça e as matinês do Cine Mussi. "Quero agradecer ao povo de Laguna, que me acolheu, dando-me o privilégio de fazer parte desta rica história. Eu que já era lagunense de coração, agora sou de fato e direito!", festejou Ada.

Única representante do parlamento estadual a receber a homenagem, Ada recomendou aos demais novos cidadãos lagunenses a missão de defender a comunidade: “Assumimos o compromisso de lutar ainda mais por esta querida cidade, em favor de seu desenvolvimento".