quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Lei garante mais incentivos ao futebol feminino



O futebol feminino de Santa Catarina já conta com mais um instrumento para incentivar a realização de campeonatos. A lei 14.656, proposta pela deputada Ada De Luca (PMDB), autoriza o governo do Estado a firmar convênios com entidades esportivas e a iniciativa privada para a criação de campeonatos e torneio estaduais de futebol feminino.
Nos últimos anos as mulheres se destacaram em competições nacionais e internacionais de futebol, porém, a falta de divulgação e, principalmente, de patrocínio por parte das empresas desestimula as atletas. "O futebol feminino sobrevive do empenho e da perseverança das atletas e comissões técnicas", considera a parlamentar.
Um dos grandes destaques do futebol feminino é a jogadora da Seleção Brasileira, Marta Vieira da Silva, eleita a melhor jogadora do mundo pela FIFA nos anos de 2006, 2007 e 2008. Porém, na última premiação a atleta desabafou:”no Brasil, tem gente que sabe como fazer um time jogar, mas não se interessam muito pelo futebol feminino".
A lei vai incentivar as parcerias entre poder público e iniciativa privada para a realização de mais torneios de futebol feminino em Santa Catarina. O presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfin Peixoto, ficou satisfeito com a iniciativa e parabenizou a parlamentar pela proposta, relatando o interesse “em firmar parcerias para promover o campeonato do próximo ano”.
Os clubes esportivos têm mostrado interesse em formar equipes femininas e participar das competições. Em 2007, o 1º Campeonato Estadual de Futebol Feminino, realizado pela Federação Catarinense de Futebol, teve a participação de cinco equipes. Em 2008, das 13 equipes em atividade no Estado, dez participaram da competição.

Nenhum comentário: