quarta-feira, 14 de abril de 2010

Deputada Ada comemora recursos para saneamento



“Oferecer tratamento e esgoto sanitário para a população é um dos maiores desafios para a administração pública de qualquer município, Estado ou país”, enfatizou a deputada Ada Faraco De Luca (PMDB) ao falar dos investimentos que serão feitos com recursos financiados pela JICA (Japan International Cooperation Agency). O contrato entre o banco japonês e a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) foi assinado no dia 31 de março, no Japão.
Ada explicou que os projetos de saneamento básico possibilitarão o investimento de 395 milhões de reais nos municípios de Florianópolis, Penha, Piçarras, Barra do Sul e Bombinhas para implantação e ampliação da rede e tratamento de esgoto. “Mais do que um empréstimo, a relação com o banco japonês é um acordo de cooperação internacional, já que o prazo de carência para iniciar o pagamento é de sete anos, e os juros são de 1,2% ao ano, os chamados juros verdes”, destacou.
A parlamentar falou do início de uma nova fase para o saneamento catarinense, que hoje é de 16%. “Com os futuros investimentos este índice vai mais que dobrar, garantindo a universalização dos serviços de saneamento e colocando Santa Catarina próximo de índices de primeiro mundo, com 70% da população atendida por tratamento do esgoto”, comemorou.
Obra – Na primeira etapa, serão atendidos 340 mil habitantes, instalados 520 quilômetros de tubulações de esgoto; construídas 66 estações elevatórias, 10 estações de tratamento de esgoto e 12 sistemas de esgotamento sanitário. Nas próximas semanas será contratada pela CASAN uma Consultoria e em seguida feita concorrência com a participação da empresas internacionais.

Nenhum comentário: