quarta-feira, 28 de abril de 2010

Lei estabelece Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência Contra a Mulher


Sancionada a lei 15.142, que institui no calendário oficial de eventos de Santa Catarina o dia 25 de novembro como “Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência Contra a Mulher. O projeto foi apresentado pela deputada Ada Faraco De Luca (PMDB), que explica a importância de existir um dia para mobilização: “em 154 países já acontecem mobilizações nesta data e o meu objetivo com este projeto foi convocar a sociedade ao comprometimento com atitudes que podem fazer a diferença na vida das mulheres em situação de violência”.
Ada esclarece que no dia 25 de novembro foi declarado o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, no Primeiro Encontro Feminista da América Latina e Caribe, organizado em Bogotá, Colômbia, em 1981. Na ocasião houve uma denúncia de violência de gênero, desde os castigos domésticos às violações e torturas sexuais, estupro e assédio sexual.
Em 1999, as Nações Unidas também reconheceram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres.

Nenhum comentário: