sexta-feira, 19 de dezembro de 2008


Mandato promove a participação da mulher na política





A deputada Ada De Luca se destacou como uma liderança incansável no trabalho voltado à maior participação da mulher na política. O ano de 2008 foi marcado pelas constantes manifestações em plenário, realização de audiências públicas e jornadas, visando promover a cidadania.
Entre as ações do mandato destacou-se a Jornada Maria da Penha, que levou informação a centenas de mulheres das regiões da Amurel (Tubarão), Vale do Itajaí (Itajaí), Carbonífera (Criciúma) e do Contestado (Caçador) sobre a Lei 11.340, que coíbe a violência doméstica e familiar.
Os encontros também serviram para discutir políticas públicas necessárias à proteção de mulheres vítimas de agressões. Na avaliação da coordenadora estadual da mulher, Vera Teixeira, "a jornada cumpriu o seu papel, uma vez que sensibilizou a sociedade e fortaleceu as mulheres para que rompessem o ciclo da violência domestica". A própria Maria da Penha destacou a importância da iniciativa, declarando que "em alguns estados a lei vem sendo aplicada com mais rigor e as mulheres têm procurado mais fazer cumprir seus direitos. Porém, ainda falta um trabalho de divulgação e de informação, como este da deputada Ada, que possa esclarecer os benefícios da lei e estimular as vítimas a recorrem aos seus direitos".
Através da Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais, presidida pela parlamentar, foram realizados cerca de 20 eventos. Políticas públicas para as mulheres, direitos do consumidor, prevenção ao desaparecimento de crianças, foram alguns dos temas abordados durante o ano. Ada ainda coordenou a apreciação de dezenas de projetos de lei que tramitaram na comissão.



Iniciativas voltadas à saúde dos catarinenses
Entre as mais de 70 proposições apresentadas, a que pretende regulamentar o funcionamento dos estúdios de tatuagem e piercings, definindo normas mais rígidas, ganhou destaque e foi amplamente discutida entre tatuadores, profissionais da saúde e parlamentares. O projeto recebeu sugestões da diretora da Vigilância Sanitária, Raquel Bittencourt, que considera a proposta "avança em termos de legislação sanitária, nos cuidados com a saúde daqueles que buscam um efeito estético para seus corpos, mas que não podem e nem devem correr riscos que podem ser evitados”.
Ada também solicitou a inclusão do Teste de Schiller, nos exames Papanicolau, realizados pelo Estado, e apresentou uma proposta que obriga as empresas da construção civil a oferecer vacina antitetânica aos funcionários. Em comemoração a Semana da Saúde da Mulher, criada pela lei 14.082, por proposição da deputada, foram desenvolvidas ações para orientar a população sobre os problemas de saúde mais comuns entre as mulheres e para a necessidade de fazer exames preventivos periódicos.


Força à construção de projeto partidário
Durante o ano a deputada Ada De Luca trabalhou com garra e desprendimento pelo fortalecimento do PMDB em todo o Estado. Juntamente com outros parlamentares da bancada, se licenciou entre os meses de junho e setembro para dar lugar aos suplentes. Durante este período Ada dedicou-se a articulações partidárias e participou de mais de 100 eventos, levando apoio aos candidatos do PMDB nas eleições municipais.
No retorno à Assembléia Legislativa, Ada fez uma análise do quadro político e chamou a atenção para as mulheres que aceitaram representar seus partidos e concorreram a cargos públicos neste pleito, consolidando a participação da mulher na política.

Homenagem
Entre homenagens que promoveu, sensibilizou a sessão solene em homenagem póstuma a Beto Carrero, que contou com a presença do governador Luiz Henrique da Silveira, da esposa e do filho do caubói, além de amigos do meio artístico. Os discursos emocionados foram pontuados por apresentações da Escola de Circo do Beto Carrero World, o que transformou a sessão especial em um grande espetáculo.
Títulos
A deputada Ada De Luca recebeu, ainda, os títulos de Cidadã Lagunense e Cidadã Içarense, duas cidades com as quais a parlamentar tem forte ligação. Em Laguna, a honraria foi concedida por proposição do vereador Antônio Laureano (PMDB), em sessão solene realizada no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, e contou com as presenças do governador Luiz Henrique, da primeira-dama Ivete Appel da Silveira e do presidente da Casan, Walmor De Luca.
Em Içara o título foi concedido pelo vereador Jairo Celoy Custódio (PMDB). A sessão solene, realizada no solene no plenário da Câmara Municipal, contou com a presença de várias pessoas da comunidade.
Em ambas as homenagens a deputada Ada ressaltou a responsabilidade assumida com o novo título: “como cidadãos honorários, assumimos o compromisso de lutar e contribuir ainda mais por estes municípios, em favor de seu desenvolvimento".

Santa Catarina terá seu primeiro Centro de Referência de Atendimento à Mulher

Inicia no próximo ano a construção do primeiro Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de violência de Santa Catarina. O projeto foi contemplado para receber recursos da Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres do governo federal.
A deputada Ada De Luca (PMDB), idealizadora da Jornada Catarinense Maria da Penha, considera a conquista “um reflexo da luta que temos travado por toda Santa Catarina contra a violência doméstica e familiar, e é apenas o começo”.
Outro projeto aprovado foi o que prevê o aparelhamento do Centro de Referência. Ambos foram propostos pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul, com o auxílio da Coordenadoria Estadual da Mulher.
O valor total investido será de 340 mil reais, sendo 190 mil para a construção do centro e 150 mil para o aparelhamento. A primeira parcela de recursos deve chegar em janeiro e a previsão é fazer o lançamento a pedra fundamental no mês de março.
“O Centro de Referência é uma política pública necessária para dar proteção à mulher que, na grande maioria dos casos, não tem onde buscar ajuda ao ser agredida”, afirma a parlamentar. O Centro de Referência de Atendimento à Mulher abrigará uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, advogados, médicos e assistentes sociais para prestar assistência às mulheres agredidas.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Futebol feminino terá mais incentivos


Na última sessão do ano os deputados aprovaram o projeto de lei, de autoria da deputada Ada De Luca (PMDB), que autoriza o governo do Estado a firmar convênios com entidades esportivas e a iniciativa privada para a criação de campeonatos e torneio estaduais de futebol feminino.
Nos últimos anos as mulheres se destacaram em competições nacionais e internacionais de futebol, porém, a falta de divulgação e, principalmente, de patrocínio por parte das empresas desestimula as atletas. “O futebol feminino sobrevive do empenho e da perseverança das atletas e comissões técnicas”, considera a parlamentar.
O projeto de lei quer incentivar as parcerias entre poder público e iniciativa privada para a realização de mais torneios de futebol feminino em Santa Catarina. Logo após a votação em plenário a deputada comunicou a aprovação da iniciativa ao presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfin Peixoto, que parabenizou a parlamentar e falou do interesse “em firmar parcerias para promover o campeonato do próximo ano”.
ara alavancar esta modalidade a Federação Catarinense de Futebol realizou, este ano, o 2º Campeonato Estadual de Futebol Feminino. Das 13 equipes em atividade no Estado, dez participaram da competição. O torneio organizado pela Federação aconteceu em 2007 com a participação de cinco equipes.
Este ano, a equipe do Kindermann, de Caçador, vai representar o futebol catarinense na Copa do Brasil, que inicia no dia 1º de novembro.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Deputada Ada recebe título de cidadã içarense






A deputada Ada De Luca recebeu quarta-feira (10), o título de Cidadã Içarense. A honraria foi concedida pela Câmara Municipal, que acolheu a proposição do vereador Jairo Celoy Custódio (PMDB).
A sessão solene, realizada no solene no plenário da Câmara Municipal, contou com a presença de várias pessoas da comunidade.
Em seu discurso a deputada lembrou dos anos em que viveu na cidade, logo após casar com o bioquímico Walmor Paulo De Luca, filho de Içara, que foi vereador no município. "Foram anos importantes para a construção da base familiar forte que prezamos até hoje", lembrou Ada De Luca.
A parlamentar também recordou do trabalho árduo para a construção do Hospital São Donato e dos verões na praia do Rincão. “Muitas das minhas memórias estão ligadas a esta terra, que tão bem me acolhe até os dias de hoje”, concluiu.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Deputada Ada receberá título de cidadã içarense

A deputada Ada De Luca receberá o título de Cidadã Içarense na próxima quarta, dia 10, em sessão solene no plenário da Câmara Municipal local, a partir das 19h. A homenagem foi proposta pelo vereador Jairo Celoy Custódio.
O título é a homenagem máxima oferecido pelo legislativo de Içara, em agradecimento às pessoas que realizaram ações voltadas ao desenvolvimento da cidade e ao bem estar da população.
Para Ada De Luca a homenagem tem um significado especial, já que foi naquele município que formou sua família, ao lado do ex-deputado federal Walmor Paulo De Luca, residindo na cidade entre os anos de 1966 e 1969.

Deputada Ada acompanha reunião em Ilhota


Deputada Ada De Luca (PMDB) esteve em Ilhota, na tarde de domingo (7), participando da reunião do governador Luiz Henrique da Silveira com a população do Morro do Baú. A reconstrução de casas, a reposição da rede elétrica e o auxílio aos agricultores locais para que a região volte à normalidade após as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina, foram os principais assuntos abordados durante o encontro.
O governador confirmou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, dará crédito especial a fundo perdido para a subsistência dos produtores de arroz. Para atender a demanda de energia elétrica, a Celesc está construindo, provisoriamente, uma linha de 25 quilômetros, saindo de Itajaí até Luis Alves. A recuperação do sistema elétrico na região pode demorar até oito meses. A presidente da Cohab assegurou recursos disponíveis para a construção de 523 casas, das quais Itajaí já recebe as primeiras devido à disponibilidade de terreno.
A deputada Ada, única parlamentar estadual presente, afirmou que prossegue com a campanha de arrecadação de alimentos e produtos de limpeza
, assim como de brinquedos para o Natal das crianças de famílias atingidas pelas chuvas.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Prioridades para o sul do Estado

A deputada Ada De Luca e os demais parlamentares que representam a região sul do Estado assinaram um termo de compromisso suprapartidário com os programas e ações que defenderão para serem aprovadas e incluídas na Lei Orçamentária Anual – LOA.
Foram definidas como prioridades: a construção do aeroporto de Jaguaruna, pavimentação do contorno rodoviário de Criciúma e do trecho Barra do Camacho – Laguna, além do acesso ao Farol de Santa Marta; construção da barragem do Rio do Salto e construção do Presídio Regional de Tubarão.
O documento é resultado da reunião realizada no dia 26 de novembro, no gabinete da Presidência da Assembléia Legislativa, com a presença dos oito deputados do sul.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Ada lança campanha para arrecadação de brinquedos








A deputada Ada de Luca lançou, nesta terça(3), campanha de arrecadação de brinquedos para as crianças das famílias atingidas pelas chuvas. Na tribuna, ela convidou a sociedade a contribuir e realizar o maior "Natal Solidário" da história. Enfatizou que a proposta é coletar brinquedos novos para as crianças que "sentem as perdas familiares, percebem o ambiente de tristeza, mas não têm noção total de uma tragédia. Não sabem que um porto deixou de operar, que fábricas estão paradas, que há milhares de desabrigados. Tudo isso está mais distante que o seu imaginário. Elas continuam esperando o Natal!".
Ada disse ainda que a campanha pela arrecadação de comida, roupas, materiais de limpeza e higiene, promovida pela Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais da Assembléia Legislativa continua, porém o posto de doações instalado no hall da Assembléia também receberá doações de brinquedos. "Continuaremos a receber gêneros de primeira necessidade, mas, a partir de agora, também peço uma boneca, um jogo educativo, uma bola, um carrinho, um livro de histórias, que provavelmente serão os únicos presentes de Natal para aquelas crianças", argumentou a deputada.
A campanha para arrecadação de donativos iniciou há nove dias e mais de 20 toneladas em mantimentos e roupas já foram encaminhados ao Parque da Marejada, em Itajaí, e para o município de Ilhota. O mesmo destino será dado aos brinquedos.






Confira abaixo o discurso na íntegra:






Senhor Presidente,
Colegas parlamentares,
Público que nos acompanha pela TV AL e pela Rádio Alesc,

Nosso Estado vive uma tragédia sem precedentes.


As histórias de perda, de dor e de desespero se multiplicam a cada dia, enquanto não cessam os esforços para salvar vidas e reconstruir.

O que se destaca neste cenário de luto e de destruição, é a força para recomeçar e a solidariedade do nosso povo.

E este é o retrato do povo catarinense.

Quero agradecer a todos os que estenderam a mão para ajudar, doando roupas, comida, água e todo o tipo de mantimento, para as famílias vítimas das fortes chuvas.

Até o momento, a campanha promovida por esta Casa, através da Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais já encaminhou para o Parque da Marejada, em Itajaí, e para Ilhota mais de 20 toneladas em doações, que continuam chegando.

Em pouco tempo, a sociedade respondeu prontamente aos apelos que temos feito nesta tribuna.


E o trabalho não pára por aqui: vamos continuar com o posto de arrecadação instalado no hall da Assembléia.

Aproveito, inclusive, para passar a relação do que está sendo considerado mais urgente: os produtos mais necessitados são de higiene pessoal, material de limpeza, produtos infantis e roupas de cama.
A lista dos principais produtos que estão em falta nos 13 municípios em estado de calamidade pública inclui sabonetes; escova de dente; creme dental; papel higiênico; cotonetes; shampoo; pentes; toalhas de rosto; absorventes; fraldas geriátricas; vassouras; rodos; panos de chão; baldes; sabão em pó; água sanitária; sacos de lixo; fraldas; bicos; mamadeiras; vela; fósforo; colchões; travesseiros; cobertores; pratos e copos de plástico; talheres; sacos de plásticos para kits e higiene pessoal; afora lonas plásticas.

É importante focarmos nossas contribuições!

Mas, senhoras e Senhores,

No último domingo me comovi assistindo a um telejornal, quando um pai, desolado com a tragédia, abraçou a filha de apenas 8 anos e disse: “este vai ser o nosso Natal”, se referindo ao abrigo onde está morando com outras famílias.

Em particular, me comovi com a menina, que já não tinha brilho nos olhos e acompanhava tudo com tristeza.

Aquela menina, assim como milhares de outras crianças que estão nos abrigos, já não tem mais o quintal de casa para brincar e muito menos brinquedos. A chuva e a lama levaram tudo.



Essas crianças perderam – sim - seus brinquedos, mas não perderam os sonhos e continuam esperando a chegada do Papai Noel!

As crianças sentem as perdas familiares, percebem o ambiente de tristeza, mas não tem noção total de uma tragédia. Não sabem que um porto deixou de operar, que fábricas estão paradas, que há milhares de desabrigados... Tudo isso está mais distante que o seu imaginário.

Elas continuam esperando o Natal!

Inspirada nessas crianças, que em meio a catástrofe continuam sonhando, estou dando início a uma campanha para arrecadação de brinquedos, novos e embalados.


Sei que todos os anos esta Casa se mobiliza, por iniciativa do Cabo Andrade, uma coleta de brinquedos para o Natal de crianças carentes.

Convido ele e todos os servidores desta Casa, a todos os deputados, as pessoas que nos acompanham pela TV AL e pela Rádio Alesc, para participarem e juntos fazermos o maior “Natal Solidário” da história.

No momento em que vivemos a maior catástrofe da história de Santa Catarina, e que estamos com mais de setenta e oito mil pessoas desabrigadas ou desalojadas, apelo ao sentimento humanitário também para a doação de brinquedos.

Se cada um de nós trouxer um brinquedo novo com um pacote bem bonito, quantas daquelas crianças terão – pelo menos – um motivo para sorrir neste Natal.
A Campanha Solidária continuará a receber outros produtos, mas a partir de agora também peço uma boneca, um jogo educativo, uma bola, um carrinho, um livro de histórias, que provavelmente serão os únicos presentes de Natal para aquelas crianças.

Assim como as doações recebidas até agora, os presentes também serão encaminhados para as áreas atingidas, em nome de todos os catarinenses.

A idéia é essa: traga também um brinquedo novo e faça uma criança sorrir neste Natal!

Muito obrigada!