sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Mandato promove a participação da mulher na política





A deputada Ada De Luca se destacou como uma liderança incansável no trabalho voltado à maior participação da mulher na política. O ano de 2008 foi marcado pelas constantes manifestações em plenário, realização de audiências públicas e jornadas, visando promover a cidadania.
Entre as ações do mandato destacou-se a Jornada Maria da Penha, que levou informação a centenas de mulheres das regiões da Amurel (Tubarão), Vale do Itajaí (Itajaí), Carbonífera (Criciúma) e do Contestado (Caçador) sobre a Lei 11.340, que coíbe a violência doméstica e familiar.
Os encontros também serviram para discutir políticas públicas necessárias à proteção de mulheres vítimas de agressões. Na avaliação da coordenadora estadual da mulher, Vera Teixeira, "a jornada cumpriu o seu papel, uma vez que sensibilizou a sociedade e fortaleceu as mulheres para que rompessem o ciclo da violência domestica". A própria Maria da Penha destacou a importância da iniciativa, declarando que "em alguns estados a lei vem sendo aplicada com mais rigor e as mulheres têm procurado mais fazer cumprir seus direitos. Porém, ainda falta um trabalho de divulgação e de informação, como este da deputada Ada, que possa esclarecer os benefícios da lei e estimular as vítimas a recorrem aos seus direitos".
Através da Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais, presidida pela parlamentar, foram realizados cerca de 20 eventos. Políticas públicas para as mulheres, direitos do consumidor, prevenção ao desaparecimento de crianças, foram alguns dos temas abordados durante o ano. Ada ainda coordenou a apreciação de dezenas de projetos de lei que tramitaram na comissão.



Iniciativas voltadas à saúde dos catarinenses
Entre as mais de 70 proposições apresentadas, a que pretende regulamentar o funcionamento dos estúdios de tatuagem e piercings, definindo normas mais rígidas, ganhou destaque e foi amplamente discutida entre tatuadores, profissionais da saúde e parlamentares. O projeto recebeu sugestões da diretora da Vigilância Sanitária, Raquel Bittencourt, que considera a proposta "avança em termos de legislação sanitária, nos cuidados com a saúde daqueles que buscam um efeito estético para seus corpos, mas que não podem e nem devem correr riscos que podem ser evitados”.
Ada também solicitou a inclusão do Teste de Schiller, nos exames Papanicolau, realizados pelo Estado, e apresentou uma proposta que obriga as empresas da construção civil a oferecer vacina antitetânica aos funcionários. Em comemoração a Semana da Saúde da Mulher, criada pela lei 14.082, por proposição da deputada, foram desenvolvidas ações para orientar a população sobre os problemas de saúde mais comuns entre as mulheres e para a necessidade de fazer exames preventivos periódicos.


Força à construção de projeto partidário
Durante o ano a deputada Ada De Luca trabalhou com garra e desprendimento pelo fortalecimento do PMDB em todo o Estado. Juntamente com outros parlamentares da bancada, se licenciou entre os meses de junho e setembro para dar lugar aos suplentes. Durante este período Ada dedicou-se a articulações partidárias e participou de mais de 100 eventos, levando apoio aos candidatos do PMDB nas eleições municipais.
No retorno à Assembléia Legislativa, Ada fez uma análise do quadro político e chamou a atenção para as mulheres que aceitaram representar seus partidos e concorreram a cargos públicos neste pleito, consolidando a participação da mulher na política.

Homenagem
Entre homenagens que promoveu, sensibilizou a sessão solene em homenagem póstuma a Beto Carrero, que contou com a presença do governador Luiz Henrique da Silveira, da esposa e do filho do caubói, além de amigos do meio artístico. Os discursos emocionados foram pontuados por apresentações da Escola de Circo do Beto Carrero World, o que transformou a sessão especial em um grande espetáculo.
Títulos
A deputada Ada De Luca recebeu, ainda, os títulos de Cidadã Lagunense e Cidadã Içarense, duas cidades com as quais a parlamentar tem forte ligação. Em Laguna, a honraria foi concedida por proposição do vereador Antônio Laureano (PMDB), em sessão solene realizada no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, e contou com as presenças do governador Luiz Henrique, da primeira-dama Ivete Appel da Silveira e do presidente da Casan, Walmor De Luca.
Em Içara o título foi concedido pelo vereador Jairo Celoy Custódio (PMDB). A sessão solene, realizada no solene no plenário da Câmara Municipal, contou com a presença de várias pessoas da comunidade.
Em ambas as homenagens a deputada Ada ressaltou a responsabilidade assumida com o novo título: “como cidadãos honorários, assumimos o compromisso de lutar e contribuir ainda mais por estes municípios, em favor de seu desenvolvimento".

Nenhum comentário: