quinta-feira, 4 de março de 2010

Deputada antecipa homenagem as mulheres


A homenagem as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8, foi antecipada pela deputada Ada Faraco De Luca (PMDB) no pronunciamento desta quarta-feira, 3.
A parlamentar fez um breve histórico da trajetória da mulher na política, desde a conquista do direito ao voto, em 1932, até a política de cotas, que estabelece reserva de vagas para ambos os sexos. “A lei das cotas buscava combater a exclusão das mulheres da política e alcançar um equilíbrio na distribuição das cadeiras entre homens e mulheres”, explicou a deputada, que lamentou o efeito contrário nas últimas eleições, com a redução no número de mulheres eleitas.
As mulheres eleitas pelo PMDB tiveram sua conquista reconhecida pela parlamentar que destacou a coragem que elas tiveram ao enfrentar as urnas. “Com muita luta, derrubando tabus e preconceitos, que todas nós conhecemos muito bem, várias conquistaram seu espaço”, disse. Ada parabenizou as 81 vereadoras, cinco prefeitas e cinco vice-prefeitas eleitas pelo PMDB nas últimas eleições e ressaltou que “nós mulheres que detemos cargos eletivos, temos que ter como missão: acabarmos com o preconceito contra nós mesmas e acabarmos com o conceito inconsciente de que política é coisa de homem, e, consequentemente, não valorizarmos a nossa participação”.
O financiamento público de campanhas eleitorais, a destinação de 50% do fundo partidário para a promoção e participação das mulheres na política, a ocupação pelas mulheres de 50% dos espaços dos diretórios municipais e regionais e, principalmente, a que 50% das vagas a serem ocupadas, na câmara, senado, assembléias legislativas e câmaras municipais, sejam destinadas as mulheres, foram medidas apontadas como urgentes pela deputada.
Ada encerrou conclamando para uma reflexão sobre o importante papel da mulher na sociedade neste novo milênio.

Nenhum comentário: