quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ada destaca Congresso Mundial de Turismo


A deputada Ada Faraco De Luca (PMDB) destacou, na sessão do dia 13, a realização do 9º Congresso Mundial Mundial de Viagem e Turismo em Florianópolis, a partir de quinta até domingo, e considerou que “este evento marcará uma nova fase para o turismo catarinense”.
Ada lembrou que tem acompanhado a formatação do evento desde uma comitiva oficial esteve nos Emirados Árabes, em fevereiro, quando o governador Luiz Henrique apresentou e difundiu as potencialidades catarinenses para investidores, “agora, empresários, estudiosos, setor imobiliário, de lazer, de alimentação, de transportes, todos aguardam a presença de alguns dos maiores investidores do mundo para apresentar as oportunidades que Santa Catarina oferece”.
Durante o evento serão apresentados 37 projetos, de alto padrão e em diversas áreas, totalizando 12 bilhões de reais, que incluem marinas, ecoresorts, campos de golfe e complexos imobiliários. A parlamentar ressaltou que com a concretização destes projetos haverá geração de emprego e renda, favorecendo as famílias catarinenses, proporcionando melhor qualidade de vida e inclusão social. “Santa Catarina recebe – a partir desta quinta – boa parte do PIB do turismo mundial e não pode perder a oportunidade de apresentar suas potencialidades, suas riquezas naturais, sua variedade cultural e gastronômica, seu atraente turismo de negócios e o alto padrão de seus resorts e hotéis de luxo, e potencial de fazer grandes negócios”, concluiu.
Confira o discurso na íntegra:
Senhor Presidente,
Colegas parlamentares,
Público que nos acompanha pela TV AL e Rádio Alesc.

Santa Catarina – em especial Florianópolis – faz os últimos acertos para receber – a partir de amanhã - o 9º Congresso do Conselho Mundial de Viagem e Turismo - o WTTC – maior e mais importante evento do setor.


Tenho acompanhado a formatação deste evento desde a visita a Dubai, em fevereiro - quando integrei a comitiva oficial - que teve como fundamento a tratativa de conhecer a experiência da cidade que realizou o WTTC no ano passado, trocarmos experiência e facilitar - a nós catarinenses – o alcance do sucesso que esperamos obter com a realização do evento.

Nos inúmeros contatos realizados nos Emirados Árabes, o governador Luiz Henrique apresentou e difundiu as potencialidades catarinenses para investimentos semelhantes aos que pudemos ver nas visitas que a comitiva fez.
Antes e depois daquela missão oficial, muitos outros contatos foram feitos com outros países para divulgar o evento, que acontece pela primeira vez na América Latina.

Visionário que é, o governador Luiz Henrique, sempre tratou a questão do turismo como eixo fundamental do seu governo.

Houve ocasiões em que o governador foi um verdadeiro caixeiro viajante, vendendo Santa Catarina aos quatro cantos do mundo.

Agora está colhendo os frutos!

Os mais de 700 participantes do Congresso Mundial de Turismo são aguardados por todos os ramos ligados ao turismo: empresários, estudiosos, setor imobiliário, de lazer, de alimentação, de transportes.....todos aguardam a presença de alguns dos maiores investidores do mundo para apresentar as oportunidades que Santa Catarina oferece.

Em tempos de crise econômica e de cautela, nosso Estado será o centro das atenções dos maiores investidores e estará – definitivamente - na vitrine do turismo mundial.

Este – com certeza – será um momento único e estratégico para o futuro de Santa Catarina.

37 projetos, de alto padrão e em diversas áreas, totalizando 12 bilhões de reais, que incluem marinas, ecoresorts, campos de golfe e complexos imobiliários, serão apresentados aos investidores e poderão transformar Santa Catarina numa opção de destino internacional do nosso turismo.
Com a concretização destes projetos – certamente - haverá uma grande geração de emprego e renda, favorecendo as nossas famílias catarinenses, numa melhor qualidade de vida e inclusão social.

A nossa posição geográfica é privilegiada e já assegurou a instalação de dois grandes empreendimentos por aqui: um espanhol, em Governador Celso Ramos; e outro marroquino, em Santo Amaro da Imperatriz.

Florianópolis já é o terceiro maior centro de turismo no país e Santa Catarina já foi escolhido como melhor destino turístico pela Revista Viagem e Turismo. Com a realização do WTTC, nosso Estado tem tudo para se transformar num dos maiores e melhores pólos turísticos da América do Sul.

Esta pretensão audaciosa deve ser levada a sério pelos catarinenses para concretizar nosso desenvolvimento sem as amarras burocráticas, de forma sustentável e equilibrada.

Santa Catarina recebe – a partir desta quinta – boa parte do PIB do turismo mundial e não pode perder a oportunidade de apresentar suas potencialidades, suas riquezas naturais, sua variedade cultural e gastronômica, seu atraente turismo de negócios e o alto padrão de seus resorts e hotéis de luxo, e potencial de fazer grandes negócios.
Este evento marcará uma nova fase para o turismo catarinense.
Este é o momento de Santa Catarina escrever um novo capítulo da sua própria história, voltado para um desenvolvimento turístico de qualidade internacional.
Que todos os participantes do WTTC sejam bem-vindos ao nosso Estado e que os bons ventos tragam investimentos para Santa Catarina.
Como disse Mahatma Gandhi: “Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova”.

Muito Obrigada.

Nenhum comentário: