sexta-feira, 8 de maio de 2009

Assembleia Legislativa de Santa Catarina abre encontro do Mercosul em Florianópolis



A deputada Ada Faraco De Luca (PMDB) representou o presidente do Parlamento catarinense, deputado Jorginho Mello (PSDB), na solenidade de abertura do Seminário de Integração Sul-americana na Saúde, nas Questões Aduaneiras e na Legislação de Trânsito. Mais de 200 pessoas, entre autoridades políticas, técnicos e empresários do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Venezuela, estiveram presentes na noite do dia 7, no Centrosul, em Florianópolis. O evento, que acontece até sábado (9), é uma realização da União de Parlamentares Sul-americanos e do Mercosul (UPM–Bloco Brasileiro) e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
O encontro visa buscar soluções para problemas comuns entre os seis países que compõem a UPM, como a unificação das normas aduaneiras, da legislação de trânsito para o transporte de cargas e de passeio, e também o atendimento médico-hospitalar aos motoristas de carga que fazem a travessia ente Argentina e Chile. Um vídeo produzido pela TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (TVAL) mostrou aos participantes quais são esses problemas. Todos os anos, durante o inverno, motoristas que saem do Brasil em direção aos portos chilenos ou em sentido contrário se deparam com o impedimento da passagem do túnel que une os dois países, na Cordilheira dos Andes, causado pela neve. Em consequência, permanecem isolados durante vários dias em lugares inóspitos, sem condições de abrigo e de atendimento médico, situação que já provocou dezenas de mortes. Nos últimos anos, 27 caminhoneiros brasileiros perderam a vida por essas causas.
Ao encerrar a solenidade, o governador Luiz Henrique da Silveira disse que todos precisam ser irmãos nesse ideal comum, que é a superação de barreiras para buscar o desenvolvimento e um continente de paz e de prosperidade.
Ao final do evento será elaborada a Carta de Santa Catarina que vai conter ações para solucionar os problemas discutidos com relação a unificação das normas de trânsito e de saúde.

Nenhum comentário: